Poluição causada pelo homem reduz chuvas na América Central, diz estudo baseado em estalagmites

Fonte: G1 Natureza

Uma das formações analisadas pelos cientisas em Belize (Foto: Divulgação/Douglas Kennett/ "Science")

Uma das formações analisadas pelos cientisas
em Belize (Foto: Divulgação/Douglas Kennett/
“Science”)

Cientistas estudaram ritmo de crescimento de estalagmite em Belize. Período de seca coincide com crescimento de emissões de poluentes.

A poluição do ar relacionada à industrialização no hemisfério norte foi quase certamente a responsável pela redução das chuvas sobre a América Central, em mais uma evidência de que a atividade humana pode influenciar o clima, sugeriu um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (9).

“Identificamos uma tendência de seca sem precedentes a partir de 1850”, escreveram os cientistas na revista “Nature Geoscience”, após estudarem o ritmo de crescimento desde 1550 de uma estalagmite encontrada numa caverna de Belize.

Estalagmites são rochas pontiagudas formadas pelo gotejamento de água rica em minerais a partir do teto de uma caverna.

Especialistas de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suíça e Alemanha disseram que a seca em Belize “coincide com o crescimento nas emissões de aerossol no hemisfério norte”, à medida que a Revolução Industrial impulsionava o uso de combustíveis fósseis.

As descobertas indicam que o crescimento da poluição do ar em países como China e Índia podem causar ainda mais distúrbios, especialmente na Ásia, sobre uma zona de chuvas tropicais que circula o globo na altura da linha do Equador e que é vital para a agricultura.

Os cientistas ligaram as secas à poluição capaz de recobrir os raios solares ao examinarem como nove grandes erupções vulcânicas ocorridas no hemisfério norte desde 1550, quando as cinzas despejadas na atmosfera cobriram o sol, também foram registradas como períodos secos no processo de crescimento da estalagmite.

Nota do GPME:

As rochas (espeleotemas) pontiagudas que se formam no teto das cavernas são as estalactites.

Estalagmites são as formações que se posicionam no solo, normalmente abaixo de estalactites, que fornecem através do gotejamento a deposição mineral necessária para o crescimento a partir do solo em sentido vertical para cima.

Para estudos de paleoclima são utilizadas apenas as estalagmites que conservam nas suas camadas de crescimento as informações “históricas”, ao passo que as estalactites podem ter os dados “mascarados” pela própria circulação da água.

Leave A Comment